Noticias

05.11.2019

Pesquisa sobre a Marujada de São Benedito será tema de seminário em Bragança - BRASIL

Pesquisa sobre a Marujada de São Benedito será tema de seminário em Bragança  - BRASIL

As fitas coloridas circundam o santo preto, durante o mês de dezembro, no município de Bragança, nordeste paraense, mobilizando a comunidade, o comércio e o turismo durante a Marujada de São Bendito, umas das maiores festas populares da Amazônia. O cotidiano das folias do santo, o ritmo do xote e do retumbão, que compõem a devoção a São Benedito, serão tema, entre os dias 06 e 07 de novembro de 2019, do seminário Marujada de São Benedito de Bragança: Patrimônio Cultural do Brasil.

Realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), o seminário visa a apresentar e debater os resultados parciais do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) sobre a manifestação.

Fundada por um grupo de africanos escravizados do então governo-geral do Grão-Pará e Maranhão, a Marujada tem seu primeiro registro no ano de 1789, no período colonial, quando nasce a Irmandade de São Benedito. A irmandade tinha o propósito de realizar uma festa em louvor ao santo, com música e dança nas casas da região. Depois de quase 220 edições da Marujada, em 2009, a festa foi declarada patrimônio cultural e artístico do Pará.

Mais informações: IPHAN

<< Regresar a Noticias
 
Centro Regional para la Salvaguardia del Patrimonio Cultural Inmaterial de América Latina

Copyright © 2018 CRESPIAL
Av. José Gabriel Cosio #407, Urbanización Magisterial, primera etapa, Cusco.
Cusco, Perú.
Teléfono: +51 84 231191