Noticias

05.12.2018

O plano de salvaguarda do Jongo Dito ribeiro é reconhecido como referência em preservação do patrimônio jongueiro - BRASIL

O plano de salvaguarda do Jongo Dito ribeiro é reconhecido como referência em preservação do patrimônio jongueiro - BRASIL

O Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do IPHAN, Hermano Queiroz e a Superintendente IPHAN SP, Maria Cristina estiveram em Campinas aqui na Casa de Cultura Fazenda Roseira para afirmar e memorar a importância da parceria entre as instâncias públicas e a Salvaguarda do Jongo na cidade de Campinas.  

Em 2014 o Jongo Dito Ribeiro foi registrado como bem cultural do Patrimônio do município de Campinas, o primeiro passo importante para a preservação e proteção da manifestação que veio trazida para o Brasil da África por negros escravizados.  

A caminhada é longa e não basta só ser registrado como patrimônio imaterial. É preciso mais para garantir e manter viva, se fazia necessária a construção de um Plano de Salvaguarda em consonância com as políticas praticadas no país. A Comunidade Jongo Dito Ribeiro conjuntamente com a gestão da Prefeitura Municipal de Campinas (PMC) tem estabelecido laços que fortalecem a existência da comunidade.

Mais informações: Jornalistas livres

<< Regresar a Noticias
 
Centro Regional para la Salvaguardia del Patrimonio Cultural Inmaterial de América Latina

Copyright © 2018 CRESPIAL
Av. José Gabriel Cosio #407, Urbanización Magisterial, primera etapa, Cusco.
Cusco, Perú.
Teléfono: +51 84 231191